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Alunos do 1° período de Arquitetura e Urbanismo de Juiz de Fora participaram, no dia 25 de março, de uma visita às cidades de Tiradentes e São João del Rei, em Minas Gerais. A atividade está relacionada ao projeto Experiência Doctum.
De acordo com o aluno Gabriel Oliveira – 1º período, “com essa viagem pude aprender a história de uma cidade mundialmente conhecida, pude vivenciar o que cada igreja, casa ou rua conta, a história de cada um. O passeio contribui pra minha formação de diversas maneiras, pois como estou no 1° período, me ajuda a escolher um caminho quando eu me formar. Mais viagens como essa durante todo curso vale muito a pena”, avalia.
Segundo Marina Cordeiro, aluna do 1° período, essa foi a primeira viagem feita pelo curso de Arquitetura e Urbanismo e não poderia ter sido melhor. “Para quem nunca havia tido contato com uma cidade histórica anteriormente, foi ótimo. Com professores o tempo todo para ajudar na obtenção de conhecimento, foi uma explosão de cultura e de reconhecimento de conteúdos estudados em sala na vida real. Ter experiências como viagens com o intuito de adquirir mais conhecimento arquitetônico, expande os horizontes e nos torna mais capazes de saber identificar a arquitetura em todo lugar.
Depois da viagem, certamente fui mais capaz de enxergar no dia a dia, marcos da arquitetura que vêm do passado e que sobrevivem até hoje. Fez com que meu olhar se tornasse mais aguçado e que eu me tornasse mais curiosa a conhecer as origens de cada elemento presentes nos prédios”, destaca.
A coordenadora do curso Ana Carla Carvalho Schirru afirma que o interesse e paixão pelas cidades históricas levaram ao agendamento da viagem.
“Minha pesquisa de mestrado se concentrou nas divergências contemporâneas que um sítio tombado enfrenta na atualidade, vista sua nova função, tais como turismo, mobilidade urbana e polos geradores de viagens, por exemplo. Levar os alunos ingressantes para esse contexto foi muito enriquecedor de forma que, além da conexão com a história da arquitetura de origem autêntica brasileira, pudemos correlacionar os temas citados, de grande relevância para o estudante de arquitetura, pois o ajuda a pensar sua profissão como conector e planejador de espaços, estes que estão em constante transformação”, finaliza.
Alunos do 1° período de Arquitetura e Urbanismo de Juiz de Fora participaram, no dia 25 de março, de uma visita às cidades de Tiradentes e São João del Rei, em Minas Gerais. A atividade está relacionada ao projeto Experiência Doctum.
De acordo com o aluno Gabriel Oliveira – 1º período, “com essa viagem pude aprender a história de uma cidade mundialmente conhecida, pude vivenciar o que cada igreja, casa ou rua conta, a história de cada um. O passeio contribui pra minha formação de diversas maneiras, pois como estou no 1° período, me ajuda a escolher um caminho quando eu me formar. Mais viagens como essa durante todo curso vale muito a pena”, avalia.
Segundo Marina Cordeiro, aluna do 1° período, essa foi a primeira viagem feita pelo curso de Arquitetura e Urbanismo e não poderia ter sido melhor. “Para quem nunca havia tido contato com uma cidade histórica anteriormente, foi ótimo. Com professores o tempo todo para ajudar na obtenção de conhecimento, foi uma explosão de cultura e de reconhecimento de conteúdos estudados em sala na vida real. Ter experiências como viagens com o intuito de adquirir mais conhecimento arquitetônico, expande os horizontes e nos torna mais capazes de saber identificar a arquitetura em todo lugar.
Depois da viagem, certamente fui mais capaz de enxergar no dia a dia, marcos da arquitetura que vêm do passado e que sobrevivem até hoje. Fez com que meu olhar se tornasse mais aguçado e que eu me tornasse mais curiosa a conhecer as origens de cada elemento presentes nos prédios”, destaca.
A coordenadora do curso Ana Carla Carvalho Schirru afirma que o interesse e paixão pelas cidades históricas levaram ao agendamento da viagem.
“Minha pesquisa de mestrado se concentrou nas divergências contemporâneas que um sítio tombado enfrenta na atualidade, vista sua nova função, tais como turismo, mobilidade urbana e polos geradores de viagens, por exemplo. Levar os alunos ingressantes para esse contexto foi muito enriquecedor de forma que, além da conexão com a história da arquitetura de origem autêntica brasileira, pudemos correlacionar os temas citados, de grande relevância para o estudante de arquitetura, pois o ajuda a pensar sua profissão como conector e planejador de espaços, estes que estão em constante transformação”, finaliza.